domingo, 2 de agosto de 2009

Novas tecnologias: Por que? para que?


As novas tecnologias tem provocado um grande impacto na educação. A presença da televisão, aliada à internet e a variados tipos de música, funcionam como aliados importantes na hora de planejar uma aula. Dessa forma, a integração dessas novas mídias não é mais novidade na sala de aula, antes, deve ser inserida de maneira cada vez mais natural e constante, visto que nossos alunos sentem a necessidade cada vez mais, de utilizar essas novas ferramentas. A utilização de elementos que venham enriquecer a nossa aula de cada dia contribuem para enriquecer nossas estratégias de ensino, aprendizagem e auto-capacitação. A revolução trazida pela rede mundial possibilita que a informação gerada em qualquer lugar esteja disponível rapidamente, gerando a globalização do conhecimento e a simultaneidade da informação que são ganhos inestimáveis para a humanidade.A Internet tem contribuído fortemente para uma total mudança nas práticas de comunicação e, conseqüentemente, educacionais. Na leitura, na forma de escrever, na pesquisa e até como instrumento complementar na sala de aula ou como estratégia de divulgar a informação. E vc? como tem usado esses novos elementos na sua sala de aula?

5 comentários:

Manú disse...

Acho eu que enquanto professores,devemos inovar sempre na nossa aula,já que hj temos concorrentes fortes que acabam chamando a atenção dos alunos,como a internet.Inserindo-nos cada vez mais na área do ensino dinãmico,teremos chance de atrair a atenção dos alunos com maior eficiencia.Beijos!

Anônimo disse...

Maria das Graças.Realmente ,as tecnologias têm provocado um grande impacto na educação,dando margem a questinamentos e mudanças nas práticas pedagógicas.

Tânia disse...

Olá,gostei do seu blog.A idéia de conmstrução de biografia é interessante.Anotei a sugestão.

Anônimo disse...

Oi , seu blog está interessante. Parabéns. vejo que enquanto a escola não se der conta da necessidade que tem enquanto difusora de educação não se dará conta do quanto está atrasada nesse processo. Nossa prática é que anda caduca. É interessante saber fazerdo "velho sempre novo". Acredito não haver essa distinção "novas tics e velhas tics. O conceitpo de velho é muito relativo. O importante é saber, a cada dia saber que se pode fazer algo diferente.
Abraços

Flavia Batista disse...

Seu blog traz uma proposta bem interessante para o ensino de português.Coloca biografia ai de uns matemáticos.RSRSRS