segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Biografias

Aulas de produção de texto são sempre criativas e para começar a primeira atividade “bloguista” dos meus alunos nada melhor do que uma atividade prazerosa, com autores e artistas que eles amam!
A atividade foi desenvolvida na 5ª série, turma A, turno matutino e vespertino da
Escola Menino Jesus de Praga e durou duas aulas consecutivas de cinquenta minutos cada. No primeiro momento a sala foi organizada em equipes com quatro alunos em cada uma. A seguir, comentei com os alunos sobre o conceito de biografia e textos biográficos. Após esta conversa informal, foram distribuídos textos biográficos de: Maurício de Sousa, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Renato Aragão, Ziraldo, Silvio Santos, Xuxa Meneguel e Vinicius de Moraes. Foi estipulado um tempo para a leitura silenciosa e em seguida cada equipe socializou os seus textos de uma forma descontraída. Esta atividade teve como objetivo reconhecer a biografia como um dos gêneros textuais; identificar que tipos de informações constituem um texto biográfico e desenvolver potencialidades na sistematização das idéias através da produção textual.
Os alunos gostaram muito das biografias que leram, pois foram de pessoas que eles já conheciam. Depois das discussões os alunos elaboraram sua própria biografia contando um pouco de suas vidas.
Quem aqui na sala possui um blog? Essa foi uma pergunta que fez com que a turma me olhasse com curiosidade. Alguns disseram que tinham e outros não sabiam o que era. Expliquei o que era um diário virtual e público. (gostaram muito) Aproveitei o ensejo para pedir uma pesquisa sobre o tema. Escrevi na lousa o endereço do meu blog e pedi para que postassem as biografias nele. Os colegas da classe que sabiam o que era blog disseram que iriam ajudar quem não sabia.
É isso aí turma, vamos postar as biografias que vocês fizeram?

10 comentários:

Anderson disse...

BIOGRAFIA DE ANDERSON

Anderson da Luz Correia, nasceu no dia 9 de janeiro de 1998, Filho Almirene Rios da Luz e de Jackson Santos Correia. Nasceu e vive em Feira de Santana.
Estudou em várias escolas como: Escola Tancredo Neves, Escola Porto Príncipe, Escola Municipal Santa Cruz, e estuda atualmente na Escola Estadual Meninos Jesus de Praga Na 5 serie A vespertino.
Anderson gosta de brincadeiras como: futebol,5 corte,alerta,esconde-esconde e outras, gosta de jogar play 2 e ja teve polysteition.
Anderson pretende se jogado de futebol especificamente goleiro do flamengo e ser um Ídolo.
Atualmente tem 11 anos.

Daiane disse...

Biografia de Daiane


Daiane Santana Miranda nasceu no dia 17 de novembro de 1997 em Feira de Santana. Filha de pai falecido Juarez dos Santos Miranda e Neuma Santana Silva passou a infância em piauí e em feira de Santana. Na sua infância ela gostava de brincar de boneca com sua irmã. Daiane teve vários bichos de estimação um cachorro chamado negão, uma gata chamada Laura e outra Eduarda,um chamado Sequinho,blesh, gibe,e outros esquecidos que infelizmente morreram. Atualmente ela tem uma gata chamada Pandora. Atualmente ela e aluna da escola Menino Jesus de Praga turma A a tarde. Em 2002 Daiane estudou no infantil 1 em uma banca no infantil 2 em uma creche,na primeira serie no Paroquial Vera Cruz,segunda,terceira e quarta serie na escolaMunicipal Santa Cruz e agora no Menino Jesus de Praga.
Daiane pretende ser enfermeira.

Milena disse...

Biografia de Milena


Milena Evangelista Beato Silva Santos nasceu 17 de julho de 1998 em Salvador. Passou a infância em Feira de Santana. Filha de Lenilza Evangelista beato silva e de pai falecido Jose de Jesus santos na minha infância eu gostava muito de brincar com sua colega. Bricava de boneca, pula corda, elástico, amarelinha e de ser professora. Milena teve um bicho que gostava do camaleão ele era verde,vermelho e preto chamado lico que foi vendido. Em 2000 Milena estudou escola educandário, escola Municipal Norma Suely Mascarenhas . Atualmente ela está estudando no Colégio Estadual Menino Jesus de Praga.
Milena pretendeu ser ADIVOGADA

Victor disse...

BIOGRAFIA DE VICTOR

Victor de Souza Nascimento nasceu em 13 de outubro de 1997, filho de dona Ana Virginia Cruz de Souza e Marlon Pereira do Nascimento.
Victor já estudou em varias escolas Como colégio Cerqueira, Reverendo Severino Soares, Escola municipal santa cruz. E a atual escola estadual Menino Jesus de Praga.
Victor passou a infância brincando muito, gosta de brincar de pique esconde, Futebol, baleado, bicicleta.
Victor já teve vários bichos de estimação como Cachorros, pássaros, tartaruga.
Victor pretende se tornar um policial federal, militar e civil.
Atualmente Victor tem 11 anos.

Daniel disse...

BIOGRAFIA DE DANIEL

Daniel Nery da Silva nasceu em 25 de março de 1998, filho de Andréia Nery da Silva e Evandro Neves da Silva.
Daniel já teve vários animais já tive um cachorro que se chamava de Drailon já tive um gato que se chamava huk.
Daniel que ser veterinário quando crescer e piloto de cros.
Daniel já estudou no centro Educacional Soberano e também na escola Jardim da Infância e no MENINO JESUS DE PRAGA.
Daniel passou a infância brincando de futebol e etc.
Daniel já morou em varias casas Daniel tem uma irmã que mora em Camaçari. Daniel atualmente tem 11 anos

Leidiane disse...

BIOGRAFIA DE LEIDIANE

Leidiane Ribeiro Rocha, nasceu no dia 04 de outubro em 1997, em Salvador.
Filha de Zenobia do Nascimento Ribeiro e Jonas Raimundo Rocha passou a infância em Salvador.
Leidiane gosta muito de brincar de amarelinha de baleado e professora.
Ela tinha uma tartaruga, uma gata e gostava muito dela.
Atualmente Leideane estuda na Escola Menino Jesus de Praga.
Leidiane pretende ser policial.

Gleissy disse...

Biografia de Gleissy

Gleissy kelly dos Reis Silva Lima, nasceu em 20 de junho de 1998 em Feira de Santana.
Filha de Cleia dos Reis Silva e Valdeimiro Pinheiro Lima passou a infância em Feira de Santana.
Ela gosta muito de brincar de bonecas e baleado .
Leidiane sempre gostou de animais como tartaruga, dois cachorros e dois gatos.
Gleissy atualmente estuda na ESCOLA MENINO JESUS DE PRAGA
Gleissy pretende ser MEDICA .

Leandro disse...

BIOGRAFIA DE LEANDRO


Leandro Leite dos Santos, nasceu no dia 16 de fevereiro de 1998 em Feira de Santana.
Filho de Anailda Santos Leite Santos e Lourival Lima dos santos.
Atualmente passa a vida em Feira de Santana. Entre os 5 e os 10 anos ele brincava de pega-pega, esconde-esconde, etc.
Leandro tem dois animais: uma cachorra chamada Lece e uma galinha chamada Có.
No ano de 2006 ate 2008 ele estudou na Escola Municipal Santa Cruz.
Hoje Leandro tem 11 anos e estuda na escola Menino Jesus de Praga.
O ano em que ele completou 11 anos foi em 2009.
Seu sonho é ser professor de português.

Antonio disse...

Biografia de Antonio


Antonio Carlos Coelho Pereira, nasceu em 23 de dezembro em 1997. Hoje ele tem 11 anos de idade e está na 5ª serie. Da 1ª serie até a 4ª ele estudou na Escola Municipal Doutor Rubens Carvalho. O sonho dele é ser vocalista de uma banda. Ele agradece sempre aos professores que ensinaram ele a tocar instrumentos. Ele já teve muitos animais mais até agora ele não teve o seu animal preferido que é um cavalo.
Antonio gosta de jogar bola e de ler mais não gosta muito de escrever. Ele tem muitos sobrinhos e ama muito os três.
Seu sonho é ser vocalista de uma banda.

erli disse...

erli baez nascida dia 28/08/1968/cidade de icaraima pr neste local morei ate au 8 anos no ano de 1977 fomos morar dois anos no paraguay e em 1980 venhemos p acideda de colider aqui aonde moro ate hoje me casei em 1992 no mesmo ano tive minha primeira filha e em 1994 ti um segundo filho nat morto e so em 1998 que eu consegui o meu casula sou cabeleleira tenho uma familia linda.e agora volti p escola e quem diria escrevendo minha biografia