segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Aprender: um caminho infinito e fascinante!

É permanente o ato de aprender , pois o processo de aprendizagem é constante e somos seres em construção. A elaboração do saber se dá através do esforço diário, onde aprimoramos aquilo que vivenciamos e que somos motivados a aprender. A aprendizagem na escola não acontece de forma casual, mas a partir da articulação de dinâmicas mais amplas que extrapolem a rotina da sala de aula, tendo a motivação um papel imprescindível, por ser capaz de impulsionar a aprendizagem e torná-la mais prazerosa.
As mencionadas dinâmicas nos conduzem as novas mídias e tecnologias, as quais atualmente estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Nossos alunos têm possibilidade de acessar a diversos recursos tecnológicos fora da escola que já fazem parte das suas vidas: Mp 11, orkut, msn, Blog
, fotolog, youtube, pen drive, entre outros. O que deve ser levado em conta nos planejamentos das atividades dos professores.
Diante desse pressuposto a escola não pode ignorar esta realidade e ficar limitada às práticas didáticas tradicionais, fazendo uso apenas da lousa, livro didático, giz e cadernos. É preciso trazer as novidades do mundo virtual para a sala de aula, procurando manter os alunos motivados e tornando prazeroso o ato de ensinar e aprender. Assim nasce esse blog, que procurará motivar, informar, interagir, desafiar e entreter os alunos. Aqui eles poderão registrar os conhecimentos assimilados em sala de aula, participar dos passatempos, lerem tirinhas, charges, sendo possível comentar em fotos, relatos e colaborar nesse mutirão que é a construção do conhecimento.

3 comentários:

Anônimo disse...

O aprender faz parte da vida ,das relaçôes que o homem faz no seu cotidiano.Nunca estamos prontos,a cada segundo estamos nos modificando e modificando os outros,pois estamos em permanente construção .Maria das Graças de Miranda Damião.

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Luciana,

Vc é denada menina. Compreendeu perfeitamente a proposta do Blog. Isso aí. Não deixe esse blog lindo morrer de forma alguma.

Parabéns! Eu simplimente amei.

Socorro

Luciana Souza disse...

Lu,

Arrasou, heim amiga!
Teu blog está super legal.
Os textos muito bacanas!
Continue usando essa criatividade toda na educação...

Beijos!
Luciana Souza